Conheça essas 5 táticas para atrair leitores para o seu blog

Trazer mais leitores para um blog, seja ele pessoal ou empresarial, é uma tarefa bastante desafiadora.

Hoje em dia, o que não faltar no mundo digital é conteúdo para ser digerido, Uma imensidão de sites, blogs e redes sociais desafiando até o leitor mais voraz.

Podemos dizer que é impossível encontrar alguém que goste muito de absorver conhecimento e esteja satisfeito com o seu ritmo atual de leitura digital – e não podemos esquecer da leitura física, que continua sendo de extrema importância.

Então, como se destacar e atrair o interesse de leitores neste oceano de conteúdo? Conheça essas 5 táticas para atrair leitores para o seu blog. O assunto não esgota aqui, mas quem sabe algumas delas não vão funcionar com você?

Dica 01: esqueça os longos textos!

Quantas vezes nos últimos meses você leu um artigo com 1 página cheia ou mais?

Pois é, o público digital é feito por pessoas que leem enquanto esperam a refeição ou no metrô a caminho do trabalho. Ou simplesmente vêm da velha falta de paciência de ler livros, na sua maioria.

As pessoas sempre olham o tamanho do artigo antes de ler. Longo demais? A chance de pular ele é grande. E um texto seu pode fazer sucesso em segundos, mas todos sem exceção precisam ser tão curtos e objetivos quanto o assunto permitir.

Dica 02: o assunto é longo? Divida em capítulos/artigos!

Você quer falar de algo que é realmente extenso? Quebre em partes que possam ser lidas sozinhas e gere vários artigos com links entre eles.

É uma técnica infalível para motivar quem vê que o texto é pequeno, vai buscar a sequência com mais disposição e navegar mais tempo no seu blog, o que é excelente para o ranqueamento no Google.

Só tenha cuidado com o excesso de partes para não quebrar a fluência do tema, criando linkagem demais. Uma dica é criar o texto completo e imaginar como ele, dividido, será atraente com linkagem, aguçando a curiosidade do leitor.

Dica 03: invista nos infográficos!

Estamos vivendo a era visual: as pessoas querem consumir conteúdos onde imagens informem de uma forma mais direta.

Não quer dizer que os textos devem sumir. Pelo contrário, eles continuam tão importantes quanto sempre. Mas você pode apresentar em infográficos os temas que rendem textos pequenos e que sejam mais interessantes em tópicos.

Isso cria uma atratividade maior para o seu blog, além de transmitir a ideia de modernidade.

Dica 04: pense no seu público-alvo!

Saber escrever é uma arte que pode render belos artigos. Mas no mundo digital, a regra de público leitor é ainda mais radical.

Você não está disputando atenção na prateleira de tema de uma livraria; seu leitor-alvo está lendo de tudo ao mesmo tempo – e você está ali no meio, esperando que ele leia sobre suas dicas para uma entrevista de emprego!

Além do tamanho que falamos na dica 1, defina a linguagem conforme o público que você quer alcançar. Se o seu assunto é tecnologia, por exemplo, você pode falar para gestores, técnicos ou o público em geral. Mas é importante adotar uma linguagem adequada a cada perfil.

Dica 05: quer falar de tudo? Estruture bem o seu blog!

Seu blog pode falar de Cultura, Moda, Gastronomia. Pode ser um belíssimo blog, dinâmico e com muito tráfego, principalmente se os temas tiverem uma proximidade de interesse do público-alvo.

O importante neste caso é estruturar bem o blog, de forma que os conteúdos fiquem separados por tema e transmita organização. Você pode colocar chamadas na home, a seção mais vistos e uma sequência bonita de fotos que represente os temas.

E com mais criatividade, pode criar links em artigos de um tema para outro – e amplificar ainda mais a leitura dos seus artigos. Neste caso, você pode contratar um Agência de Inbound Marketing para ajudar a gerar mais visualizações.

 

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